sábado, 27 de agosto de 2011

Feijão é prato principal no Dia de Campo na TV


Feijão transgênico resistente ao vírus do mosaico dourado é tema do Dia de Campo na TV

Foto: Josias Farias
Brasília, 25 de agosto de 2011 - O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é o Feijão transgênico resistente ao vírus do mosaico dourado. O programa vai ao ar dia 26 de agosto pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h30. E no domingo, 28, às 8h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Arroz e Feijão desenvolveram variedades transgênicas de feijão resistentes ao vírus do mosaico dourado, considerado o pior inimigo dessa cultura no Brasil e na América do Sul. As variedades aguardam pela aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e, se aprovadas, podem chegar ao mercado em 2014.
No Brasil, essa doença está presente em todas as regiões produtoras e, ao atingir a plantação ainda na fase inicial, pode causar perdas de até 100% na produção.
As variedades transgênicas de feijão, batizadas de Embrapa 5.1, garantem vantagens econômicas e ambientais, com a diminuição das perdas, garantia das colheitas e redução da aplicação de produtos químicos no ambiente. Além disso, carregam um predicado inédito: são as primeiras plantas transgênicas totalmente produzidas por instituições públicas de pesquisa no Brasil.
Para chegar às variedades geneticamente modificadas (GM), os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Francisco Aragão e da Embrapa Arroz e Feijão Josias Faria modificaram geneticamente a planta para que ela produzisse pequenos fragmentos de RNA responsáveis pela ativação de seu mecanismo de defesa contra o vírus mosaico dourado.
Desde 2006, os pesquisadores da Embrapa repetem pesquisas de campo com o feijão transgênico em Sete Lagoas (MG), Londrina (PR) e Santo Antônio de Goiás (GO), regiões de alta produção no país. Em todos os casos, os grãos foram infectados naturalmente pelo mosaico dourado. Os transgênicos, diz Aragão, não apresentaram sintomas da doença. Os convencionais tiveram de 80% a 90% das plantas afetadas.
Além de testar a eficiência das variedades transgênicas, essas análises avaliaram a biossegurança para comprovar a sua inocuidade ao ambiente e à saúde humana, em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, Embrapa Agrobiologia e a UNESP.
No Brasil o feijão é uma cultura de extrema importância social, já que é produzido basicamente por pequenos produtores, com cerca de 80% da produção e da área cultivada em propriedades com menos de 100 hectares.
A produção mundial de feijão é superior a 12 milhões de toneladas. O Brasil ocupa o segundo lugar, mas sua produção ainda não é suficiente para suprir a demanda interna.
O Dia de Campo na TV sobre Feijão transgênico resistente ao vírus do mosaico dourado é uma produção da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília - DF) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Como sintonizar o programa: Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) - sexta-feira a partir das 9h30
NBR (TV do Governo Federal, Saiba como acessar) - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h.
Outras emissoras que transmitem o programa:
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) - quinta-feira, às 18h.
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h.
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h.
TV Agromix, www.agromix.tv , diariamente.
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas por telefone (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa - http://www.embrapa.br/liv . No sitehttp://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Mais informações:
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
www.cenargen.embrapa.br
 
Fernanda Diniz, jornalista/NCO (DRT 4685/DF)
 
Tel.: (61) 3448-4769 e 3340-3672
Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br/diacampo
Maria Luiza Brochado, jornalista (DRT-DF 763 0574-V)
Tel.: (61) 3448 4485/4708

Nenhum comentário:

Postar um comentário