quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Guia de Avaliação de Riscos Ambientais de Organismos Geneticamente Modificados – uma iniciativa da América Latina


Lançado o manual para o dia-a-dia do avaliador de riscos

Caros Leitores, o Guia de Avaliação de Riscos Ambientais de Organismos Geneticamente Modificados, em sua versão em espanhol, está finalmente disponível, graças ao trabalho dedicado de seus autores e do ILSI-Brasil.  Ele é composto de duas seções: na primeira estão explicados todos os passos da avaliação de risco e como esta se relaciona aos demais elementos da análise de risco. Na segunda seção são oferecidos ao leitor seis exemplos concretos de aplicação do passo a passo oferecido pelo guia.

Embora o guia siga as diretrizes gerais do Protocolo de Cartagena, ele mantém um nível de simplicidade e clareza inédito e será seguramente uma ferramenta da maior utilidade na avaliação de risco de OGM, tanto para avaliadores iniciantes como para os colegas mais experientes.

As palavras a seguir, do Prof. Dr. Flávio Finardi,  presidente da CTNBio (Brasil), são a apresentação formal do guia ao público, na sua versão impressa.

Presentación

El lanzamiento de esta guía es una iniciativa oportuna concebida por un grupo de expertos en biotecnología que dedicó parte de su tiempo libre para transmitir, de forma sencilla y didáctica, los pasos de la evaluación de riesgos de los OMG. Los autores añaden también las medidas efectivas que se adoptan en cada caso, siempre que se sospecha de riscos al ambiente derivados de la autorización para el uso comercial del producto opinión.

Tengase en cuenta que el propósito de la Guía es para ser utilizada como tal en el día a día, para una referencia rápida y objetiva, para resolver las cuestiones que se plantean, y seguir caminos seguros específicos para cada evento de transformación generada por la biotecnología moderna. Espero que esta guía sea ampliamente empleada en los diferentes países que han adoptado la tecnología de recombinación genética para el desarrollo de nuevas variedades, razas y cepas de organismos.


Para download do guia no formato pdf, basta acessar o link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário