sexta-feira, 31 de maio de 2013

Trigo transgênico encontrado em plantação no Oregon, EUA

Dois dias atrás (29 de maio de 2012) a agência APHIS – Animal and Plant Health Inspection Service, que tem o papel de inspecionar os produtos agropecuários norte-americanos, divulgou o encontro de trigo geneticamente modificado numa fazenda do Oregon (http://www.aphis.usda.gov/newsroom/2013/05/ge_wheat_detection.shtml). A íntegra da notícia, traduzida, está abaixo. Convém lembrar que não há qualquer variedade GM de trigo aprovada para plantio comercial no mundo. A variedade (ou evento) encontrada é um trigo tolerante ao herbicida glifosato, desenvolvido pela Monsanto e experimentado em campos de vários estados norte-americanos entre 1998 e 2005. A empresa, entretanto, decidiu não solicitar a liberação comercial do evento. Mesmo assim, fez uma consulta ao FDA – Food and Drug Administration sobre a segurança alimentar do evento, recebendo um parecer favorável. Desta forma, a presença de traços deste trigo na alimentação humana ou animal não implica em riscos. Apesar disso, o Japão, grande importador de trigo dos EUA, suspendeu a importação de grãos com proveniência em vários estados norte-americanos.

Ainda é muito cedo para se especular como este trigo pode ter aparecido numa fazenda do Oregon, oito anos após o encerramento da última liberação planejada. Pode até ser um caso de fluxo gênico para parentes silvestres (Aegilops, por exemplo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3352535/pdf/eva0004-0685.pdf) e retorno ao trigo plantado este ano. Uma informação importante é se o gene está em homozigose e se outros marcadores do cromossomo transformado estão presentes neste trigo, e então se pode descartar a hipótese de passagem por um  parente silvestre.

Integra da notícia no portal da APHIS

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) INVESTIGA O APARECIMENTO DE TRIGO geneticamente modificado (GM) TOLERANTE ao glifosato NO OREGON

WASHINGTON, 29 de maio de 2013
O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do  Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou hoje que os resultados dos testes de amostras de plantas de uma fazenda de Oregon indicam a presença de trigo geneticamente modificados (GM) tolerante ao glifosato. Outros testes conduzidos nos laboratórios do USDA indicam a presença da mesma variedade de trigo GM tolerante ao glifosato para a qual a Monsanto foi autorizada a realizar teste de campo em 16 estados norte-americanos, entre 1998 e 2005. A APHIS iniciou uma investigação formal depois de ter sido notificado por um cientista da Universidade Estadual do Oregon  que, em seus testes preliminares com amostras de plantas de trigo de uma fazenda de Oregon, detectou a possível presença de plantas de trigo resistentes ao glifosato GE. Não existem variedades de trigo GM aprovadas para venda ou em produção comercial nos Estados Unidos ou em qualquer outro país, no momento.

A detecção desta variedade de trigo não representa uma preocupação quanto à segurança alimentar. A Food and Drug Administration (FDA) conduziu e concluiu a análise de uma consulta voluntária em 2004 sobre a segurança dos gêneros alimentícios e alimentos derivados desta variedade de trigo tolerante ao glifosato. Para a consulta, o desenvolvedor forneceu informações ao FDA para apoiar a segurança desta variedade de trigo. O FDA concluiu a consulta voluntária, sem quaisquer outras questões relativas à segurança de grãos e forragem derivado deste trigo, o que significa que esta variedade é tão segura quanto o trigo convencional (não-GM) atualmente no mercado.

"Estamos levando esta questao muito a sério e lançando uma investigação formal", disse Michael Firko, administrador adjunto interino no Serviço Regulatório em Biotecnologia da APHIS. "Nossa primeira prioridade é determinar o mais rápido possível as circunstâncias e a extensão da situação e como isso aconteceu. Estamos colaborando com o Estado, a indústria e parceiros comerciais nesta questão e estamos empenhados em fornecer informações adequadas e rápidas sobre os resultados destas investigações. O USDA vai disponibilizar todos os recursos necessários para esta investigação".

A Lei de Proteção das Plantas (PPA) prevê pesadas sanções por infrações graves. Se a APHIS determinar que esta situação foi o resultado de uma violação da PPA, a APHIS tem autoridade para buscar penalidades por tal violação, incluindo penalidades civis de até US $ 1.000.000,00 e pode remeter a questão a processo criminal, se for o caso.

A APHIS, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e o FDA (pertencente ao Departamento de Saúde Humana e Serviços em Saúde dos EUA) têm juntos a atribuição de regular a utilização segura dos organismos derivados da biotecnologia moderna (OGM). A APHIS regula a introdução (ou seja, a importação, o movimento interestadual e a liberação no ambiente/ensaios de liberação) dos OGM que apresentam um risco para a saúde das plantas. O EPA regula os pesticidas, incluindo plantas com plantas com substâncias protetoras incorporadas - PIPs (pesticidas destinados a serem produzidos por uma planta viva e que lhe conferem uma nova utilidade), para garantir a segurança pública. O EPA também estabelece limites para resíduos de pesticidas em alimentos e ração animal. A FDA tem a responsabilidade primária de garantir a segurança dos alimentos humanos e da ração animal, bem como a segurança de todos os alimentos e rações derivadas de plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário