sábado, 15 de março de 2014

A CTNBio não decide diferente dos demais países que fazem avaliação de risco de transgênicos

Uma crítica que sempre se vê pela internet é a de que a CTNBio é irresponsável e que aprova no Brasil plantas transgênicas e outros OGMs que não foram aprovados nos países “sérios”. O corolário desta afirmação, que é completamente falsa, é obvio: o Brasil seria um campo de testes e os brasileiros, cobaias. Mas será assim?

Observemos o que está aprovado no Brasil. No banco de dados do CERA (http://cera-gmc.org/) constam 24 plantas transgênicas aprovadas no Brasil (há mais algumas no portal da CTNBio (www.ctnbio.gov.br), mas sempre soja, algodão e milho):
·         Quatro variedades de soja (duas da Bayer tolerantes ao herbicida glufosinato de amônio, uma da Basf, tolerante à imidazolinona e uma da Monsanto tolerante ao glifosato)
·         Sete variedades de algodão (Uma da Dow tolerante a insetos, duas da Bayer tolerantes a glifosato e quatro da Monsanto tolerantes a herbicida e/ou resistentes a insetos)
·         Treze  variedades de milho (cinco da Syngenta tolerantes a um herbicida e/ou resistente a insetos praga, quatro da Monsanto resistentes a insetos e/ou tolerantes a herbicidas,  uma da Bayer tolerante a herbicida e três da Pioneer e da Dow tolerantes a herbicida e resistentes a insetos).

Será que só nós, pobre tupiniquins, guiados pelos irresponsáveis professores e pesquisadores que sentam na CTNBio, aprovamos estes “venenos”? Ou talvez mais alguns países subdesenvolvidos, talvez ditaduras, tenham também aprovado, à revelia da segurança de seu povo?  Mas claro, nenhum país responsável faria isso...

Pois senão vejamos. Tomemos como exemplo dois milhos badalados, o NK603 e o TC1507. Observemos as tabelas abaixo, que mostram os países que os aprovaram, seja para plantio ou apenas para consumo (como alimento ou ração).

Tabela I. Países que aprovaram o milho NK603 (resistente a insetos), de acordo com o CERA database

País
Plantio
Alimento ou ração
Alimento
Ração

2004
2004

2002

2008
2008

2001
2001
2001

2005

2004

2009

União Europeia
2004
2004

2001
2001
2001

2002
2004

2002

2005
2003

2002
2002

2003

2000
2000

2011
2011

Tabela II. Países que aprovaram o milho TC1507 (resistente a insetos e tolerante a glufosinato de amônio), de acordo com o CERA database
País
Plantio
Alimento ou ração
Alimento
Ração

2005
2005

2003

2008
2008

2002
2002
2002

2004

2006

2009

2006
2005

2002
2002
2002

2002
2004

2003

2003
2003

2002

2003

2001
2001

2011
2011


Voilá! Estamos em companhia de países bárbaros e dominados por ditaduras sanguinárias ou somos parceiros de países sérios? Uma leitura rápida das duas tabelas mostra que os principais países e uniões do Mundo estão na lista dos que aprovaram estes dois milhos. O primeiro, entretanto, foi motivo de um estudo amalucado do Séralini e sua trupe (vejam http://genpeace.blogspot.com.br/2013/11/sepultando-um-zumbi-o-artigo-cientifico.html) e o segundo está no meio de uma polêmica na Europa entre a França e mais outros países e a União Europeia (http://genpeace.blogspot.com.br/2014/02/ao-desamparo-da-lei-oposicao-francesa.html) . A polêmica sobre estes milhos, completamente esvaziada de ciência, mas entupida de política, é o que leva uma parte dos “ecossocialistas” a condenar a biotecnologia agrícola. Seguramente, se observarmos que nas duas tabelas estão o Canadá, a Austrália, os EUA, a União Europeia e o Japão, é completamente disparatado dizer que a CTNBio está fazendo os brasileiros de cobaias, ao revés do resto do Mundo. É evidente que, na lista, estão os maiores produtores de grãos do Mundo. Por conseguinte, o Mundo está comendo milho transgênico, seja bicho ou gente. Então, como é que os oncologistas (inclusive os veterinários) não estão milionários tratando de uma legião de gente e bicho com câncer? Bom, a resposta é óbvia, mas os que se opõem aos transgênicos nunca a aceitam...

Ainda bem que a CTNBio está em boa companhia. Assim, ao menos teremos um consolo como ex-membros: quando os brasileiros forem extintos pelo consumo de transgênicos, o resto do Mundo vai junto, inclusive os poderosos. Sobrarão os franceses para repovoar a terra...

3 comentários:

  1. Primeiro que "ecossocialistas" é um termo bem ignorante para que se diz um "cientista". O velho chavão de sempre. É contra o meu pensamento deve ser socialista ou ecologista. Alias é contra o lucro das grandes corporações. Meu deus!!!! E você conseguiu unir os dois chavões em um só. Bacana heim !!!
    Você não esta olhando a sua volta com critérios ( essa não deveria ser uma habilidade de um cientista) . Estamos sim em uma grande epidemia de câncer. Eu diria uma pandemia. Mas os meios de comunicação jamais vão explorar esse tema. Para quem eles trabalham mesmo? Dúvido que tenha alguém no mundo sem pelo menos alguns casos na família.
    E isso esta ainda mais grave nos animais. Todos os cachorros que eu conheço morreram de câncer. Inclusive o meu. É verdade, eu dei ração para ele sem saber que era esse lixo transgênico.
    Os oncologistas estão ricos sim. Muito ricos. É a profissão do momento.
    Quando você fala de países, infelizmente você não esta falando de países, mas sim de ”políticos” que tomam as decisões por seus países. Com base em que? Na saúde da população ou na pressão e no dinheiro das grandes corporações? E os “cientistas”? Não estão fazendo os mesmos? Quem financias as pesquisas? A monsanto deu dinheiro para Embrapa. Isso é conflito de interesses. Não? É crime contra a sociedade.
    Mesmo assim a lista de países ainda é pequena. Existem muitos países resistindo a essa pressão dos eua que é a origem de todo esse mal.
    Não duvido da qualidade técnica dos cientistas. Conheço vários que admiro muito. Mas não é na capacidade deles que mora o problema mas sim nas sua decisões políticas.
    Você inverteu a ordem. São alguns “cientistas” que estão colocados propositalmente em lugares estratégicos que estão usando a ideia do conhecimento para tomar as decisões políticas em favor das grande corporações. Sim, são os cientistas que estão jogando politicamente. Você acha que alguém contrário aos transgênicos ocuparia um cargo na CTNBio. Cadê a ética desses profissionais?
    Vocês estão sim fazendo as pessoas de cobaia. Mas não é só no Brasil. No mundo todo. Principalmente as pessoas pobres.
    Mas como combater esse monstro? É bastante difícil bater de frente com tudo isso. É um esquema muito bem armando com muito dinheiro e poder.
    E diga-se de passagem usando a gente simples do campo inescrupulosamente. Fácil convencer que não tem muita escolha.
    A solução será inversa. Pequenas células de resistência que se tornarão grandes e começarão interferir politicamente nos países. Mas pera ai. Isso não se assemelha ao câncer?
    Olha!!!! um câncer do bem no meio da maioria das células ruins!!!!
    Há esperança!!!

    ResponderExcluir
  2. Aos leitores do blog.: aqui está a origem das palavras desconexas e do besteirol acima. Não vou tirar do blog, como testemunho de que a beleza e a inteligência são limitadas, mas a burrice e o preconceito, não.
    Cinco provas da ida do homem à Lua - Mensageiro Sideral - Uol
    mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/.../cinco-provas-da-ida-do-home...‎
    23/08/2013 - Eduardo De Magalhaes Nobilioni e os babacas incrédulos acreditam nas mas variadas asneiras quando o assunto é ser anti-Yankee :)

    ResponderExcluir
  3. Achei um parceiro perfeito para este tal Eduardo: um boçal que se autointitula Voltaire no seu blog. Vejam que pérola: http://voltaire77.blogspot.com.br/2014/03/transgenicos-governo-ajuda-os-judeus.html. O Eduardo e ele podem sair de mãos dadas da vida real e entrar na fantasia das conspirações juntos. É o neonazista junto com o neoesquerdista, pseudo ecológico.

    ResponderExcluir